CURSO DE REDES WIRELESS (WI-FI)

CURSO DE REDES WIRELESS (WI-FI)

Artigos

Misturando Redes Wireless e Cabeadas, uma rede Híbrida

Se já há uma rede cabeada e somente alguns computadores precisam conectar via Wireless o processo é semelhante. Quando escolher um Access Point ou Roteador, certifique-se de que ele venha com algumas portas LAN (a maioria tem portas 10/100 embutidos). Eles se tornarão eficazes concentradores na sua rede com um mínimo de configuração. Então, configure seus computadores da Rede Wireless para acessar o AP ou Roteador, e você terá uma rede híbrida.
Rotear uma conexão em banda larga através de sua rede Wireless é quase exatamente o mesmo que com uma rede cabeada. A maioria de Roteadores Wireless têm uma interface de administração baseada em web-Browser, que premite a configuração da conexão de banda larga e seu compartilhamento através da sua rede. Plugue seu modem de banda larga em seu roteador Wireless, configure o roteador e surfe à vontade.

Extendendo Alcance, Layout Avançado de Rede

Às vezes o plano de rede básica não funciona devido ao alcance, obstáculos como paredes e lajes, ou o layout geral do ambiente. Quando isto acontecer existem algumas opções e todas elas têm várias vantagens e desvantagens.
Se o alcance só precisa extender-se por 50 ou 70 metros, um ou mais Access Points Repetidores podem ser ligados à rede. Estes pequenos equipamentos funcionam como um Access Point trabalhanem um modo especial que permite a integração de dois ou mais Access Points em uma única rede. Para configurar o repetidor, você deve plugá-lo à sua rede física através de um cabo Ethernet Categoria 5E e configurá-lo. Após essa configuração você poderá movê-lo para seu local definitivo. Os repetidores podem normalmente dobrar o alcance efetivo da rede Wireless, permitindo que mais computadores sejam ligados à rede. Os repetidores podem ser adicionados conforme a necessidade para extender a rede com algumas limitações.
Cabeando mais de uma Rede Wireless Mas, suponha a rede precisa atender vários andares, ou que haja duas ou mais redes sem fio tão separadas que vários repetidores precisam ser alinhados para cobrir a distância. Quando isso ocorrer, a opção é ligar os access points através de uma
rede cabeada.Os repetidores são muito úteis, mas às vezes o cabeamento metálico ou por fibra óptica é a única solução possível. Os princípios básicos de Rede sem fios ainda se aplicam, mas existem algumas
mudanças a fazer.
O melhor caminho para fazer isto é para instalar todas as redes sem fios separadamente, então executar o cabeamento em Categoria 5E para cada um dos Access Points de longo alcance que precisar conectar. Os Access Points exigirão um mínimo de configuração, mas isso não é difícil e sempre vem incluida na documentação técnica do equipamento. O melhor uso para isto é para prédios
de vários andares, uma vez que o sinal simplesmente não trafegará através deles. O diagrama abaixo de mostra a um exemplo deste tipo de expansão de Redes Wireless.