CURSO DE REDES WIRELESS (WI-FI)

CURSO DE REDES WIRELESS (WI-FI)

Artigos

O que é uma Rede Wireless

Uma rede wireless tem por objectivo permitir a conexão de um ou mais dispositivos electrónicos à internet, sem a necessidade de utilização de cabos de qualquer tipo, através do uso de radiofrequência. Apesar de ser uma tecnologia adaptável aos mais variados fins, é particularmente utilizada em redes de computadores, onde possui a capacidade de facilitar a interligação dos mesmos em áreas onde se revelaria extremamente complexo atingir o mesmo fim através de ligações por fios. Alvo de uma enorme popularização no decorrer dos últimos 10 anos, as redes wireless são, hoje em dia, amplamente utilizadas em ambientes domésticos e profissionais, como forma acessível e simplificada de facilitar a conexão de diversas pessoas a um único ponto de acesso.

As redes wireless não só têm vindo a permitir o acesso sem fios à internet em ambientes domésticos e profissionais, como também em ambientes públicos, como é o caso de aeroportos, bibliotecas, parques, cafés e diversas zonas das cidades. Todos estes avanços tecnológicos com o objectivo de tornar as redes wireless cada vez mais acessíveis a partir de qualquer local, têm vindo a revolucionar o conceito de mobilidade informática, tendo criado entre os utilizadores de computadores e dispositivos de electrónicos, em geral, o hábito de trabalhar, com toda a comodidade, e a partir de qualquer local, sem muitas restrições no que toca ao acesso à internet.
Existem diversas classificações para as redes wireless, mas entre as mais comuns estão a WPAN(Wireless Personal Area Network) e WLAN(Wireless Local Area Network). A WPAN é particularmente utilizada para interligar dispositivos que se encontrem fisicamente próximos, como é o caso de ratos, teclados, impressoras e telefones móveis. Já a WLAN, é utilizada para permitir acesso à internet a uma rede de computadores, e geralmente é detectável a distâncias muito maiores do que a WPAN, que tem exactamente por objectivo apenas ser detectável a distâncias mais reduzidas. Já no caso de redes que cubram toda a área de uma cidade, dá-se o nome de WMAN (Wireless Metropolitan Area Network), e WWAN (Wireless Wide Area Network), para redes de longa distância, uma tecnologia geralmente utilizada pelas operadoras de telemóveis.
Hoje em dia é extremamente fácil estabelecer ligação à internet sem a necessidade de utilização de fios, na medida em que quase todos os dispositivos electrónicos mais recentes se encontram preparados para detectar redes wireless situadas nas proximidades. Graças à existência de redes sem fios, é agora extremamente fácil aceder à internet em qualquer local, seja a partir de telemóveis, computadores ou qualquer outro dispositivo devidamente preparado e configurado para tal.