CURSO DE REDES WIRELESS (WI-FI)

CURSO DE REDES WIRELESS (WI-FI)

Artigos

Vulnerabilidades em Redes Wireless

As redes de computadores baseadas em tecnologias wireless estão se tornando uma realidade para um grande conjunto de instituições e empresas. Estas redes permitem uma série de novas funcionalidades para troca de informações, tais como a facilidade de mobilidade entre dispositivos e flexibilidade de conexões, bem como prometem o aumento da produtividade com custos relativamente baixos. Entretanto, as redes sem fio apresentam uma série de vulnerabilidades que tem sua origem na concepção dos padrões adotados.

Os padrões

As tecnologias de comunicação wireless seguem os padrões técnicos internacionais estabelecidos pelo IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), que definiu as especificações para a interconexão de equipamentos (computadores, impressoras, etc) e demais aplicações através do conceito "over-the-air", ou seja, proporciona o estabelecimento de redes e comunicações entre um aparelho cliente e uma estação ou ponto de acesso, através do uso de freqüências de rádio. No padrão IEEE 802.11, é especificada a forma de ligação física e de enlace de redes locais sem fio, com o objetivo de fornecer uma alternativa às atuais conexões utilizando cabos.

Os padrões que recebem mais atenção ultimamente correspondem à família de especificações batizada de 802.11, conhecidas como Wireless Local Area Networks (WLAN?s). A família de padrões IEEE 802.11 foi apelidada de Wi-Fi, abreviatura de Wireless Fidelity (fidelidade sem fios), marca registrada pertencente a WECA (Wireless Ethernet Compatibility Alliance), uma organização sem fins lucrativos criada em 1999 para garantir os padrões de interoperabilidade dos produtos Wi-Fi.